1973 / 1989 / 1990
1973 / 1989 / 1990

DESENHOS

DESENHOS: Serigrafias . Colagens. Diversas épocas e exposições; individuais e coletivas.

1ª INDIVIDUAL .Clube Literário – 1973.
“DESENHOS” - 325 ANOS DE PARANAGUÁ  - PR.

Apresentação
Durante muito tempo, o desenho foi considerado um mero apoio da pintura ou escultura, não um meio específico de expressão. Não se concebia um artista apenas do desenho, desinteressado de qualquer problema pictórico.
Atualmente o panorama é outro e aí estão uma infinidade de excelentes desenhistas a comprová-lo. São os que, sem desprezar a cor, elegeram a linha como veículo maior de sua expressividade.
Este parece ser o caso de Sônia Gutierrez, recém laureada em desenho no Salão de Artes Plásticas Para Novos, que ora inaugura sua primeira individual em Paranaguá.
Desta nova geração das Belas Artes, Sônia é a que mais está preocupada em explorar os recursos de uma linha pura sobre o papel branco, simplesmente, sem artifícios, o que é um bom sinal nesta época de tantos novos materiais que podem nos levar ao equívoco de contentar-se meramente na gratuidade do próprio material exposto.
Em Arte, procura-se com um mínimo de recurso, um máximo de expressão. Sônia Gutierrez já demonstrou possuir uma forte linha e todo um mundo interior a ser mostrado.
O resto é amadurecimento, que inevitavelmente virá, talvez até, através de outros meios expressivos.Para isso ela é jovem.
Para isso ela não crê que a arte já esteja toda pronta.
JOÃO OSÓRIO BRZEZINSKI
Artista Plástico e Professor da EMBAP
Continua…

Fechar Menu